Popularmente sempre se falou que para saber a equivalência da idade dos cães com a dos seres humanos bastava multiplicar 1 ano de vida dos caninos para 7 do homem. Fazendo um paralelo com a nossa espécie, um animal de 5 anos teria, assim, ao redor de 35 anos humanos. No entanto, essa conta sempre foi questionada pelos médicos veterinários.
⠀
Sabemos que no primeiro ano de vida do cão ele passa da infância a fase adulta. Após essa primeira fase, há uma desaceleração do envelhecimento, e eles se tornam idosos em média a partir dos 6 anos.
⠀
No entanto, não existia até hoje um estudo que dissesse com precisão qual seria a correlação entre as idades dos cães e humanos. Foi pensando nisso que um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia (EUA) resolveu examinar o DNA de 104 animais da raça labrador de 0 a 16 anos a fim de averiguar o verdadeiro paralelo de idade entre as espécies.
⠀
E então descobriram que existe uma correlação, sim, porém mais precisa de acordo com a fase de desenvolvimento. De acordo com os pesquisadores, a cronologia de envelhecimento canino seria assim:
* 2 anos do cão = 42 anos da idade humana
* 4 anos do cão = 52 anos;
* 7 anos = 60 anos;
* 9 anos = mais ou menos 65 anos dos homens.
⠀
É importante ressaltar que o estudo foi feito apenas com labradores. Assim, será preciso avaliar se o mesmo padrão no envelhecimento se estende a outras raças de cães. Mas sem dúvida já é um grande avanço no estudo do envelhecimento canino.
⠀