Os problemas de pele em cães muitas vezes refletem um problema sistêmico, ou seja, eles acontecem devido a uma disfunção em outro órgão. E, dentre essas disfunções, as que causam mais alteração dermatológica são os problemas hormonais.
A maioria dos problemas hormonais tem como sinais clínicos problemas de pele, você sabia? Não é muito simples fazer essa diferenciação e nem sempre o caminho é examinar logo a pele!
Uma boa anamnese antes do exame físico será de extrema importância para diferenciarmos se o problema é dermatológico ou endocrino. Fique atento às seguintes perguntas:
📌 seu pet bebe muita água, urina muito e/ou tem muito apetite? Algumas doenças endócrinas tem esses sinais clínicos;
📌 Qual a idade do paciente e há quanto ele apresenta problemas de pele? Enquanto problemas hormonais são mais comuns em cães acima de 4 anos, problemas dermatológicos comuns como a alergia, já se apresentam em animais jovens.
📌 O paciente apresenta sinais de prostração ou intolerância ao frio? Essa alteração clinica é comum no hipotireoidismo, que causa bastante alterações cutâneas também.
📌 O paciente apresenta coceira e/ou vermelhidão na pele? Normalmente os cães com problemas hormonais não se coçam, então essa é uma pergunta importante de ser respondida pelo tutor.
📌 Seu cão apresenta falhas de pelo? Em qual região? Normalmente a alopecia (nome dado para áreas sem pelo) que ocorre nos problemas hormonais acomete a região do tronco, poupando a cabeça e patas. Já quando o caso é dermatológico elas aparecem em qualquer região do corpo.
⠀
Por fim um bom exame clínico associado a alguns exames de sangue nos ajudam a fechar esse diagnóstico, muitas vezes tão misterioso aos olhos dos tutores. Se você tem dúvidas, procure um especialista na área, seja de dermatologia ou endocrinologia. Ambos tem pleno conhecimento para fazer essa diferenciação.
⠀
Texto por: Dra. Flávia Braz @draflaviabraz.vetcare