Saber se o seu cão ou gato tem pressão alta ou não, é tão importante quanto saber se a nossa pressão está controlada.
⠀
Com o aumento da população de pacientes idosos, torna-se cada vez mais frequente a ocorrência de várias doenças degenerativas, as chamadas “doenças de animais idosos”. Podemos destacar entre elas a hipertensão arterial sistêmica e os riscos a ela associados.
⠀
Se o seu cachorro ou felino tem mais de 8 anos de idade, já consideramos que esteja entrando na fase senil, então fique de olho! Isto porque, ao contrário do que ocorre com os pacientes humanos, nos cães e gatos a hipertensão em geral é secundária a alguma outra doença.
Em cães, relaciona-se mais comumente à doença renal crônica, hiperadrenocorticismo, obesidade e à diabetes. Em gatos, está mais frequentemente associada à doença renal crônica e ao hipertireoidismo.
⠀
A aferição da pressão pode ser feita em uma consulta de rotina pelo seu médico veterinario, com auxílio de um aparelhinho chamado Doppler. É indolor e bem rapidinho, assim como em nós.
⠀
A hipertensão arterial pode causar lesões em vários órgãos:
🔹cérebro: pode causar derrames, AVC, dor de cabeça.
🔹rins: pode agravar a insuficiência renal e perda de proteínas.
🔹pode levar ao aumento do coração e edema pulmonar.
⠀
Uma vez identificada a hipertensão, os animais devem ser medicados e com isso diminuímos os riscos e com certeza melhoramos a qualidade de vida dos nossos peludos!
⠀
Para maiores informações, entre em contato conosco:
☎ 2556-7786
☎ 3235-6525
☎ 2556-4945
☎ 98123-8855