Como acontece o CIO da cadela?

O cio da cadela é sempre pouco compreendido pelos tutores. Muitos chamam o cio de “menstruação”, mas isso é incorreto. Na verdade, o sangue da cadela vem da vulva, que devido ao estímulo hormonal aumenta de tamanho.

Veja passo a passo como são as fases do cio, chamado também de ciclo estral:

Proestro: é a fase inicial do ciclo, quando tem início a estimulação hormonal. Nessa fase notamos o aumento do volume da vulva, presença de secreção sero-sanguinolenta e início da atração dos machos decorrente da liberação de feromônios. Mas a cadela ainda não aceita “namorar”. A duração da fase é de 5 a 15 dias.

Estro: é o período fértil. Nesta fase, a fêmea de mostra receptiva a cruzar, deixando machos chegarem perto e montarem nela. Aqui geralmente não sai mais secreção sanguinolenta, mas a vulva se mantém inchada. Em média, esta fase costuma durar de 3 a 10 dias;

Diestro: É a fase na qual ocorrem os estímulos hormonais necessários para a manutenção de uma gestação, mesmo que a cadela não tenha engravidado. A duração média da fase é de 56 a 90 dias.

Anestro: é a fase que corresponde ao intervalo até o reinício das fases principais do ciclo estral. Este período é marcado por uma menor liberação de hormônios pelos ovários. Costuma durar de 3 a 10 meses.