Ciclo de vida da pulga!

Nos meses de verão, não é só você e seu pet que gostam de aproveitar. O calor e umidade são condições propícias para o aumento da população de pulgas e carrapatos. “Ah, mas meu cachorro não pega pulga!” Será que não pega mesmo???

Hoje vamos contar aqui algumas curiosidades sobre pulgas que talvez você ainda não saiba:


– Para cada pulga que encontramos no animal, há outras 19 espalhadas pelo ambiente onde ele vive. E as fêmeas colocam 50 ovos por dia! Esses ovos são colocados nos pelos do animal, mas eles escorregam e vão parar no ambiente, onde eclodem em larvas. Essas gostam de ambientes quentes e úmidos e irão se esconder pela casa, transformando-se em pupa e, mais adiante, em pulgas adultas.


– As pupas, que se desenvolvem no ambiente, são altamente resistentes e podem viver em seu casulo por até 6 MESES! E nenhuma medicação colocada no animal ou no ambiente consegue matar essas pupas, pois elas são envoltas por um casulo super protetor.


– Não é nada simples achar pulga no seu Pet. Elas são rápidas e sabem se esconder. Mas elas deixam rastros na pele do animal através das fezes, que são pontinhos pretos parecendo grãos de areia. Você achou que esses pontinhos eram ovos né?! Não, os ovos são microscópicos, não sendo possível serem visualizados a olho nú.


– A picada de pulga causa alergia nos animais que são alérgicos a sua saliva. Então, seu cachorro pode estar com pulgas e não se coçar, enquanto seu gato pode estar cheio de alergia e você não achar nenhuma pulga nele. Isso porque, devido ao hábito de se lamber, o gato acaba ingerindo as pulgas e também às fezes que elas deixam de “pista” no pelo.


– As pulgas podem transmitir vermes. Não através da sua picada, mas sim quando os cães e gatos engolem esse bichinho nojento. As pulgas são hospedeiros intermediários de um verme chamado Dypillidium caninum, que também é chamado de tênia canina.