Muitos tutores de gatas e cadelas tem vontade de cruzar as suas princesas para ficarem com um filhotinho ou para darem a amigos queridos, afinal isso é uma forma de perpetuar aquele serzinho que mais amamos. Mas você sabia que as fêmeas prenhas também devem fazer pré-natal? E, nesse pré-natal, a ultrassonografia é o exame mais importante, uma vez que através deles podemos :
- realizar diagnostico de gestação precoce (15 a 20 dias pós-fecundação)
- detectar do embrião a partir de 22 -25 dias pós-fecundação (pf))
- ver a viabilidade fetal através da avaliação dos batimentos cardíacos (21 a 20 em cães e 18 a 25 em gatos pf)
- visualizar os movimentos fetais (33 a 35 dias pf)
- avaliar fluxo sanguíneo pelo Doppler
- ter uma estimativa de idade através de cálculos gestacionais e de números de fetos
- detectar de possíveis anormalidades da gestação e dos fetos a partir de 30 dias (Identificações do crânio, coluna, costela e pelve é feita com 30 a 35 dias pf e diferenciação de cabeça, tórax e abdômen com 35 dias pf).
O uso do Doppler ainda nos permite uma avaliação em tempo real das hemodinâmicas materna e fetal de vasos, tais como artéria uteroplacentária, cordão umbilical, aorta e veia cava caudal do feto. O desenvolvimento vascular anormal da placenta nos compartimentos fetal ou materno é responsável pela restrição de crescimento intrauterino, pelo sofrimento fetal e pela perda gestacional precoce. Todos estes dados juntos mostram a grande importância do acompanhamento gestacional pela ultrassonografia.
Para que a cadela ou gata tenha uma gestação e um parto com segurança, não deixe de fazer uma consulta com o clínico geral e o acompanhamento ultrassonográfico no início e no final da gestação.
Dra. Elida Gripp Manheimmer – responsável pelo setor de ultrassonografia da Vet Care