UNIDADE LARANJEIRAS : Rua das Laranjeiras, 84 - Laranjeiras, RJ Tels.: (21) 2556-7786/ 2285-9058 / 25564945 / 32356525 |  Whatsapp: 981238855  |  Domingo a Domingo de 8h às 20h

ESPECIALIDADES vet care

Ultrassonografia


Ultrassonografia Especialidades Vet Care

A ultrassonografia é um dos métodos de diagnóstico por imagem mais versátil e de aplicação relativamente simples. Com o desenvolvimento tecnológico esse método se transformou em um instrumento poderoso de investigação médica possibilitando o estudo de imagens seccionais em tempo real e adquiridas em qualquer orientação espacial. É um método não invasivo ou minimamente invasivo. Sem efeitos nocivos, pois não utilizam radiação ionizante, além de possibilitar o estudo não invasivo da hemodinâmica corporal através do uso do Doppler. Além disso, o desenvolvimento contínuo de novas técnicas, como o mapeamento Doppler, os meios de contraste, os sistemas de processamento de imagens em 3D e as imagens em harmônicas, cada vez mais possibilita uma melhor avaliação e conseqüente melhor diagnóstico. A ultrassonografia pode também auxiliar indiretamente no diagnóstico através do seu uso como guias para coleta de líquidos corporais, células e amostras de tecidos para posterior análise.

  • VANTAGENS DO EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO:
    diferenciação de vários tipos de tecido; visualiza estruturas que não podem ser reconhecidas radiograficamente (ovários, linfonodos, pâncreas, adrenais e estruturas do olho); permite examinar o abdome na presença de líquido livre; fornece informações de vasos e ductos biliares; diagnóstico precoce da gestação (em comparação com o exame radiográfico); avalia viabilidade fetal através dos batimentos cardíacos e motilidade fetal; permite guiar cistocenteses, punções, citologias aspirativas e biópsias.

  • DESVANTAGENS DO EXAME ULTRA-SONOGRÁFICO:
    presença de gases, contraste e ossos impedem a adequada visualização dos órgãos; necessidade de depilar a área a ser examinada; pacientes taquipnéicos, que apresentem sensibilidade dolorosa, ou agitados, dificultam a realização do exame (nestes casos pode-se sugerir a sedação do paciente.
Nosso atendimento é de 2ª a sábado, com hora marcada e aos domingos e feriados, em casos emergenciais. O agendamento pode ser feito por telefone e é necessário pedido solicitado por um médico veterinário. Pedimos que, caso seu animal tenha exames anteriores, trazê-los no dia do exame. De preferência, o animal deve estar em jejum de comida há pelo menos 8 horas e com a bexiga cheia. Caso tenha alguma dúvida quanto ao preparo, tire suas dúvidas no momento do agendamento.