UNIDADE LARANJEIRAS : Rua das Laranjeiras, 84 - Laranjeiras, RJ Tels.: (21) 2556-7786/ 2285-9058 / 25564945 / 32356525 |  Whatsapp: 981238855  |  Domingo a Domingo de 8h às 20h

ESPECIALIDADES vet care

Neurologia

Neurologia Especialidades Vet Care

Assim como os seres humanos, nossos animais de estimação possuem um sistema nervoso complexo e também podem apresentar alterações neurológicas, sendo muitas vezes necessário o acompanhamento de um médico veterinário especializado em neurologia. O sistema nervoso está dividido em central, que inclui o encéfalo e medula espinhal e periférico que são os nervos, placa motora e músculos. Qualquer disfunção nesses sistemas pode levar a um quadro neurológico e os sinais mais observados são as crises convulsivas, alterações na marcha e incoordenação. Outros sinais, como alterações súbitas ou progressivas de comportamento, desorientação, andar compulsivo, perda da visão e fraqueza muscular e outros menos evidentes podem estar relacionados também à uma disfunção no sistema nervoso. Doenças inflamatórias/infecciosas como encefalites/meningites, degenerativas como hérnias de disco e disfunção cognitiva, má-formações e outros são exemplos de doenças específicas do sistema nervoso. A avaliação neurológica consiste em neurolocalizar onde está a disfunção e a partir disso definir as principais suspeitas e os melhores exames a serem feitos. Atualmente temos meios de diagnóstico e tratamento mais avançados, que permitem um manejo adequado do paciente neurológico. As consultas neurológicas são realizadas com hora marcada. Caso o animal já tenha sido submetido a exames neurológicos complementares, solicitamos que os tragam no momento da consulta.